Como Guerra do Iraque espalhou violência pelo mundo | 21 notícias que marcaram o século 21

Em março de 2003, forças dos Estados Unidos e do Reino Unido iniciaram a Guerra do Iraque com um principal objetivo declarado: tomar e destruir as armas de destruição em massa do regime de Saddam Hussein.

Após bombardear o Iraque, iniciando o que o governo americano batizou de Operação Liberdade Iraquiana, os dois países ocuparam o território iraquiano.

Não encontraram, entretanto, as tais armas de destruição em massa. Os governos americano e britânico tiveram de aceitar que Saddam Hussein dissera a verdade quando alegou não possuir os armamentos. O principal motivo da guerra não existia.

Outras grandes potências e manifestantes no mundo todo tentaram impedir a guerra, sem sucesso. O conflito durou oito anos, entre a invasão em 2003 e a saída das últimas tropas de combate dos Estados Unidos, em 2011.

Neste novo episódio da nossa série especial “21 notícias que marcaram o século 21”, Camilla Veras Mota conta como a guerra destruiu o Iraque, facilitou o fortalecimento ou surgimento de grupos armados, considerados como terroristas por países ocidentais, e gerou grande ressentimento contra o Ocidente em boa parte das populações árabe e muçulmana.

Confira.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55351024

Assista também aos outros vídeos da série: https://youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTmFUo5EDX4BqeY9lRIW4uFA

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.co.uk/portuguese

#BBCNewsBrasil #21Notícias #iraque

comprar biblias

markadapaz