#FLIN Letra, ritmo, verso e a música na Bahia.

#BahiaMeuOrgulho #GovernoDoEstado #governoquecuida

Neste programa vamos conversar sobre o mundo da composição musical e como esta viagem pelo mundo das letras, rimas e versos fomenta uma estrutura criativa e artística tão semelhante quanto à produção literária

FERNANDA MAIA

Percussionista, compositora e vocal na Banda Afrocidade. Quando jovem iniciou suas aulas de percussão no projeto social pertencente ao Núcleo de Música na Cidade do Saber, no município de Camaçari. Desde então, Fernanda Maia já ministrou oficinas de percussão, bem como já tocou e cantou com diversas artistas renomadas da música baiana e brasileira, dentre elas: Maragareth Menezes, Luedji Luna, Xênia França, Russo Passapuso do Baiana Systen, Ricon Sapiência, Liniker, etc. Enquanto percussionista e pesquisadora, há 10 anos tem se debruçado sobre a importância da musicalidade afro-baiana. Dentre os ritmos que mais se destacam na trajetória profissional enquanto musicista está o pagodão. Como compositora sua estética musical dialoga numa vertente voltada a mistura de ritmos: arrochadeira, pagodão , dentre outros, ritmos essencialmente baianos. Em 2018, realizou sua primeira turnê internacional para o Reino Unido. Junto com a Banda Afrocidade, se apresentou no Festival Brixton Come Together em Londres e no Festival The World Transformed, em Liverpool. Na banda Afrocidade Fernanda tem ocupado os palcos não só através da percussão, mas também com suas composições autorais como “Baby te liguei” e “As minas param o baile”,304, composições realizadas em parceria com Eric Mazzone e MC DO que apresentam de forma poética narrativas que localizam o território periférico baiano.

LANDE ONAWALE

Nasceu e mora em Salvador, Bahia. Militante do Movimento Negro Brasileiro, é escritor, poeta e compositor. Desde 1996 vem publicando em antologias diversas no Brasil e Exterior. Lançou, em 2003, seu primeiro livro de poemas – O Vento. O segundo, bilíngue, veio em 2011 (Kalunga – poemas de um mar sem fim/poems of an infinite sea), ambos em edição do autor. Ainda em 2011, lançou seu primeiro livro de contos – Sete – diásporas íntimas – obra adotada, em 2012, pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC/PNBE) para uso no ensino médio de toda rede pública do país.

SINHO BERNARDO

Natural e morador de Santo Antônio de Jesus (BA), Sinho Bernardo é Cantor, Compositor e Mestre em História regional e Local. Proprietário e agente cultural da SB produções artísticas. De Santo Antônio de Jesus, Recôncavo da Bahia. Sua área de trabalho é com as variações do samba, tanto em suas pesquisas como na vida musical.

comprar biblias

markadapaz