Qual é o certo: americano, estadunidense ou norte-americano?

O Dicionário Houaiss, um dos mais conceituados do português, coloca os termos como equivalentes: “americano = relativo aos Estados Unidos da América (United States of America) ou o que é seu natural ou habitante; estadunidense, norte-americano, ianque.”

Já a Fundação Alexandre de Gusmão, ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, diz: “A rigor, ‘americano’ é o gentílico de ‘América’ ou ‘Américas’; ‘norte-americano’, o gentílico de ‘América do Norte’; e ‘estadunidense’, o gentílico de ‘Estados Unidos’. Quando o contexto não permite interpretações dúbias, podem-se usar as formas ‘americano’ ou ‘norte-americano’ com referência aos EUA”.

Foi somente quando os EUA se tornaram potência, no fim do século 19, com intervenções externas na América Latina, que o termo “América” se tornou de uso comum.

Mas afinal: se existe um continente “América”, como “americano” pode identificar apenas um país? Essa discussão vem desde o surgimento dos EUA como nação.

Regras e padrões à parte, o uso de “americano” vem sendo frequentemente questionado por leitores de notícias e comentaristas das redes sociais.

Neste vídeo, nosso repórter Vitor Tavares, explica o uso de “América” e “americano” para se referir aos Estados Unidos.

Confira.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-62245257

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #eua #línguaportuguesa

comprar biblias

markadapaz